
Ronco
Ronco e Apnéia do Sono
O ronco é um som produzido durante o sono, geralmente a partir da vibração de estruturas dentro da garganta. O ronco pode ser um problema para o seu parceiro de cama. No entanto, pode ser um sinal de um problema mais sério chamado Apneia Obstrutiva do Sono (OSA), que pode levar à sonolência e fadiga durante o dia e criar sérios problemas de saúde.
Quem corre o risco de ter apneia do sono?
Os fatores de risco incluem ser do sexo masculino, excesso de peso e o processo natural de envelhecimento. Muitas estruturas da cabeça e do pescoço podem afetar o risco de desenvolver ronco e apnéia do sono.
Quais são as causas da Apneia do Sono?
Normalmente, o som do ronco vem da parte de trás do céu da boca (palato mole e úvula), mas o tratamento bem-sucedido do ronco e da apneia obstrutiva do sono é muito mais complexo do que apenas focar nessa área. Pacientes diferentes têm causas diferentes. A importância de identificar as causas e um plano de tratamento individualizado é muito importante
Como descubro se tenho ronco ou apneia obstrutiva do sono?
Indivíduos com ronco alto ou outros sintomas como sonolência durante o dia ou fadiga devem fazer um estudo do sono. Um estudo do sono pode ser realizado em um laboratório do sono ou em casa. Um estudo do sono estabelecerá um diagnóstico de ronco versus apnéia do sono.
Por que tratamos o ronco?
O ronco sozinho, sem apnéia do sono, tem efeitos importantes nas relações pessoais e muitas vezes atrapalha o sono dos outros. Pode levar à fadiga, sonolência e diminuição da qualidade de vida. O ronco também pode afetar diretamente a pessoa que ronca com riscos à saúde e sonolência.
Por que devo fazer tratamento para apneia obstrutiva do sono?
Existem três razões potenciais para tratar a apneia obstrutiva do sono:
-
Ronco. Alguns pacientes (e parceiros de cama) estão mais preocupados com o ronco do que com as outras duas consequências da apneia obstrutiva do sono. Embora o objetivo principal do tratamento da apneia obstrutiva do sono não seja melhorar o ronco, geralmente é muito importante para os pacientes e parceiros de cama.
-
Impactos na saúde. Quando ocorre o bloqueio da respiração, os pacientes geralmente apresentam quedas nos níveis de oxigênio e acordam com uma resposta como uma descarga de adrenalina. Isso coloca estresse nos sistemas cardiovascular (coração), pulmonar (pulmão) e endócrino (metabolismo). A apneia obstrutiva do sono está fortemente associada aos riscos de desenvolver hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte precoce. Esses riscos são maiores naqueles com apneia do sono mais grave.
-
Interrupção do sono, fadiga, problemas de memória e diminuição da qualidade de vida. A apneia do sono pode impedir que os pacientes tenham um sono revigorante porque o bloqueio na respiração costuma piorar durante o sono profundo. Curiosamente, o grau de sonolência ou outros sintomas não está relacionado aos resultados do estudo do sono, de modo que alguns pacientes com o que é chamado de apneia obstrutiva do sono leve podem apresentar sintomas significativos e vice-versa. O ponto principal é que, se os pacientes não estiverem dormindo